CONHEÇA SUAS EMOÇÕES

Vamos olhar de maneira científica para as emoções, por décadas os cientistas têm estudado as emoções humanas ao papel vital que desempenham em nossa vida diária. A maioria dos estudos realizados demonstra que as emoções são respostas complexas que envolvem múltiplos fatores. Estão atreladas a múltiplos aspectos, o que quer dizer que dependem de uma variedade de causas. Elas são também complexas, porque podem ser deflagradas por quaisquer meios ou estímulos.

Para simplificar, as emoções são a resposta ao ambiente que cerca a pessoa. Esse “ambiente” inclui sua localização física, as pessoas que o(a) cercam, quaisquer atividades das quais ele participe e dezenas de outros fatores   (alguns estão sob seu controle, outros não). O cérebro processa esses estímulos e determina a resposta emocional que, normalmente, leva a algum tipo de ação. Essa ação, por sua vez, baseia-se, tipicamente, em suas experiências anteriores e seus instintos de sobrevivência.

Como foi mencionado, as emoções e as respostas a elas variam de pessoa para pessoa, de acordo com sua personalidade e experiências únicas de vida, as quais influenciam como ela irá perceber os estímulos que recebe e o ambiente no qual está inserido.

É por isso que cada um de nós tem respostas e maneiras únicas de lidar com os sentimentos: os mesmos estímulos podem ser percebidos diferentemente por duas pessoas. Ao mesmo tempo que existe uma ampla variedade de emoções e incontáveis respostas possíveis, elas podem ser, em geral, colocadas em uma de duas categorias: positivas ou negativas.

Como mencionado, as emoções positivas podem ajudar a melhorar o bem-estar e a qualidade de vida, enquanto as emoções negativas, quando não são adequadamente processadas, podem ser prejudiciais ao corpo, tanto mental como fisicamente.

DEFINIÇÃO CIENTÍFICA DAS EMOÇÕES

  São respostas complexas e multifatoriais desencadeadas por mecanismos e estímulos múltiplos.

- Multifatoriais: que dependem de vários fatores ou causas.

- Mecanismos: dispositivos, meios ou métodos.

- Estímulos: algo que estimula ou age como incentivo ou produz uma resposta.

EMOÇÕES NEGATIVAS

Qualquer emoção que sentimos ao longo do dia pode ser tipicamente categorizada como positiva ou negativa. As emoções 
positivas elevam o humor e geralmente nos motivam a agir de um modo que nos ajude a manter a positividade. As emoções negativas, por sua vez, também podem nos motivar a agir de um modo que eleve o humor; porém, se forem desprezadas, poderão ter sérios efeitos sobre nosso bem-estar em geral, principalmente sobre o bem-estar emocional. Como foi discutido, as emoções negativas podem influenciar nossa qualidade de vida e até mesmo alterar como o corpo se sente e funciona.
Como lidar com as emoções negativas?
Para impedir que as emoções negativas diminuam sua qualidade de vida, é importante ter mecanismos saudáveis para lidar com elas. Como as emoções variam de pessoa para pessoa, os métodos para lidar com elas também variam, dependendo de sua personalidade, suas preferências e outros fatores.
Por exemplo, algumas pessoas  descobriram que a atividade e os exercícios físicos são um modo eficaz de lidar com as emoções negativas, enquanto  outras preferem fazer uma reflexão ou meditação.
Qualquer número de atividades (ou uma combinação de várias delas)  pode funcionar para ajudar a pessoa a lidar com as emoções  negativas.
Quando se trata de lidar com emoções negativas, é importante achar um método que funcione especificamente para você. Considere engajar-se em um passatempo ou hobby preferido, fazer confidências à pessoa amada, a um(a) amigo(a) ou pessoa em quem você confie, praticar meditação ou simplesmente reservar um tempo para relaxar. Encontrar 
uma atividade que você goste e que ajudará você a trabalhar quaisquer sentimentos negativos é uma forma saudável de lidar com as emoções.

COMO USAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS PARA LIDAR COM AS EMOÇÕES NEGATIVAS

Além de desenvolver hábitos saudáveis para lidar com as emoções negativas, talvez você também queira considerar a incorporação do uso de óleos essenciais em sua rotina regular de administração do humor. Embora os métodos para se lidar com as emoções negativas variem de pessoa para pessoa, existe uma ampla variedade de óleos essenciais disponíveis, quando o assunto for revigorar o humor e promover emoções positivas. Considerando que cada pessoa é única, é útil ter um conjunto igualmente único de óleos, cada um com sua química exclusiva, para ajudar a aliviar, acalmar ou melhorar o humor.
Assim que tiver aprendido como usar os óleos essenciais para administrar o humor, você descobrirá que eles podem tornar-se uma parte regular de sua rotina para combater as emoções negativas em sua vida cotidiana.
Usados na antiguidade por sua capacidade de influenciar as emoções, os óleos essenciais ainda hoje são úteis para controlar o humor e promover sentimentos renovadores. Aqueles que não conhecem a rica história dos óleos essenciais e da aromaterapia podem presumir que o uso de óleos essenciais para as emoções (e para outras finalidades) é meramente uma nova tendência ou um modismo que logo passará. Contudo, a popularidade da aromaterapia tem continuado a crescer desde os tempos antigos, pois os óleos essenciais têm constantemente demonstrado que são um método eficaz de controlar as emoções. Além dos exemplos históricos da aromaterapia, pesquisas e descobertas científicas mais recentes também têm ajudado a comprovar o sucesso dos óleos essenciais no controle do humor.
OS ÓLEOS ESSENCIAIS PRODUZEM RESULTADOS RÁPIDOS
Os óleos essenciais de alta qualidade são extremamente fortes e potentes. No momento em que um frasco é aberto, você já começará a experimentar algum tipo de resposta porque poderá sentir o odor do óleo, ainda que à distância. Essa força e esse poder de ação significam que apenas uma pequena quantidade de óleo é suficiente para ajudar a controlar o humor. Isso demonstra que os óleos essenciais produzem respostas naturais e eficazes. Ao usar a aromaterapia para alcançar benefícios emocionais, você pode invocar o poder dos óleos essenciais para ajudá-lo(a) a lidar, rápida e eficazmente, com a série de emoções que experimenta no seu dia a dia.
Cada pessoa experimenta as emoções de formas diferentes, e assim os métodos para administrá-las variam de pessoa para pessoa. Embora existam muitas opções à disposição para revigorar o humor e lidar com sentimentos de negatividade, a aromaterapia e os óleos essenciais oferecem muitos benefícios para essa prática. O uso dos óleos essenciais é uma prática simples e pode ser feito em conjunto com outras técnicas.
Os óleos essenciais são fáceis de serem usados e aplicados. Eles também podem ser usados em conjunto com outros métodos de administração do humor, como por exemplo, a massagem ou a meditação, e até mesmo em conjunto com atividades como exercícios, banhos ou o sono. Isso torna ainda mais fácil adaptar a aromaterapia e os óleos essenciais às suas preferências pessoais, de forma a ajudá-lo(a) a lidar com as emoções negativas durante sua rotina do dia a dia. 

CLASSIFICAÇÃO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS

MENTAS: Com uma alta concentração de cetonas, os óleos essenciais mentolados possuem significativas propriedades energizantes, revigorantes e estimulantes. 
 
FLORAIS: Compostos em sua maior parte de álcoois monoterpênicos e ésteres, os óleos essenciais florais são conhecidos por promoverem propriedades tonificantes e calmantes. 
 
CITROS: Com o uso de monoterpenos conhecidos como limoneno e beta-pineno, os óleos essenciais cítricos têm, tipicamente, fortes características revigorantes.
 
ÁRVORES, CAPINS E ERVAS: Ricos em ésteres, óxidos e sesquiterpenos, os óleos essenciais extraídos de árvores, ervas e capins promovem sentimentos calmantes, renovadores e estabilizadores. 
 
CONDIMENTOS: Os fenóis são os principais constituintes químicos da maioria dos óleos essenciais condimentados, tornando-os particularmente úteis por suas propriedades reconfortantes.

ÓLEOS CALMANTES

Os óleos essenciais que caem na categoria de calmantes podem ser usados para promover emoções suavizantes, estabilizadoras ou rejuvenescedoras:

Clary Sage 
Eucalyptus
Frankincense
Geranium
Juniper Berry
Lavender
Roman Chamomile
Ylang Ylang

ÓLEOS ESTIMULANTES

Os óleos essenciais estimulantes podem ser usados para promover emoções energizantes, revigorantes, reconfortantes ou que nos elevam. Os óleos essenciais a seguir são exemplos da categoria estimulante:

Cypress
Douglas Fir
Grapefruit
Lemon
Lime
Peppermint
Wild Orange

CONTROLE SUAS EMOÇÕES

Saiba mais sobre os benefícios emocionais de óleos essenciais específicos ao ler as descrições abaixo. Lembre-se de que alguns óleos essenciais sempre devem ser diluídos antes do uso tópico, incluindo Canela-Cássia, Canela, Cravo e Orégano.
Óleo dōTERRA Arborvitae: O aroma estabilizador do óleo de Arborvitae pode ajudar a promover uma sensação de paz e calma.
Óleo dōTERRA Basil: Faça a difusão do óleo de Manjericão para diminuir sentimentos ocasionais de ansiedade.
 
Óleo dōTERRA Bergamot: Tanto calmante como estimulante, a Bergamota pode ser usada para reduzir sentimentos de negatividade e estresse.
 
Óleo dōTERRA Cardamom: O aroma límpido e refrescante do óleo de Cardamomo pode ajudar a promover um humor positivo.
 
Óleo dōTERRA Cedarwood: Use o óleo de Cedro aromaticamente para ajudar a relaxar a mente e o corpo.
 
Óleo dōTERRA Clary Sage: A Sálvia Esclareia produz um ambiente repousante, ao mesmo tempo que reduz os sentimentos de estresse e ansiedade.
 
Óleo dōTERRA Clove: Muitas pessoas usam o óleo de Cravo por suas propriedades estimulantes e energizantes.
 
Óleo dōTERRA Cypress: O aroma refrescante do óleo de Cipreste pode ser energizante e ajudar a reduzir sentimentos de ansiedade.
 
Óleo dōTERRA Douglas Fir: Use o óleo de Abeto de Douglas para promover um humor positivo e uma sensação de concentração.
 
Óleo dōTERRA Eucalyptus: O Eucalipto é comumente utilizado para diminuir sentimentos de tensão e promover relaxamento.
 
Óleo dōTERRA Frankincense: Use o óleo de Olíbano para induzir sentimentos de paz, satisfação e bem-estar em geral.
 
Óleo dōTERRA Geranium: Inalar o óleo de Gerânio pode produzir um efeito calmante e estabilizador.
 
Óleo dōTERRA Grapefruit: A fragrância do óleo de Toranja é leve e revigorante para o usuário.
 
Óleo dōTERRA Juniper Berry: Quando usado aromaticamente, pode promover sentimentos positivos e diminuir o estresse.
 
Óleo dōTERRA Lavender: As pessoas comumente usam o óleo de Lavanda por suas propriedades relaxantes e calmantes.
 
Óleo dōTERRA Lemon: Use o óleo de Limão-Siciliano aromaticamente para promover um humor positivo.
 
Óleo dōTERRA Lime: Os constituintes químicos do óleo de Limão tornam-no útil para promover equilíbrio emocional e bem-estar.
 
Óleo dōTERRA Marjoram: Por séculos, o óleo de Manjerona tem sido usado por suas propriedades calmantes.
 
Óleo dōTERRA Myrrh: O óleo de Mirra pode ajudar a aumentar a consciência espiritual e promover um humor criativo, inspirador e cheio de energia.
 
Óleo dōTERRA Patchouli: O uso aromático do óleo de Patchuli pode ajudar a estabilizar e equilibrar as emoções.
 
Óleo dōTERRA Peppermint: Use o óleo de Hortelã-Pimenta para obter um revigorante aumento de energia.
 
Óleo dōTERRA Roman Chamomile: Use o óleo de Camomila-Romana para promover sentimentos de paz e tranquilidade.
 
Óleo dōTERRA Hawaiian Sandalwood: O óleo de Sândalo-Havaiano pode ajudar a melhorar o humor.
 
Óleo dōTERRA Spearmint: O aroma fresco do óleo de Hortelã-Verde (Menta) eleva o humor, ao mesmo tempo que promove um senso de concentração.​
 
Óleo dōTERRA Spikenard: Usado com frequência na aromaterapia, o óleo de Nardo é famoso por suas propriedades estabilizadoras.
 
Óleo dōTERRA Tangerine: Aplique o óleo de Tangerina topicamente para ajudar a promover sentimentos de felicidade.
 
Óleo dōTERRA Vetiver: O óleo de Vetiver pode ter um efeito calmante e estabilizador sobre as emoções.
 
Óleo dōTERRA Wild Orange: Com um aroma revitalizante, o óleo de Laranja-Selvagem pode proporcionar energia em um dia marcado pelo estresse.
 
Óleo dōTERRA Ylang Ylang: Aplique o óleo de Ylang Ylang topicamente para obter um efeito calmante e renovador.
cptg doterra.png

Por que óleo dōTERRA?

A pureza de um óleo essencial é a sua característica mais importante.

O processo CPTG certifica-se de que não há enchimentos adicionados, ingredientes sintéticos ou contaminantes prejudiciais em seus óleos essenciais, o que poderia reduzir sua eficácia.

A dōTERRA é a única empresa no Brasil que tem o certificado CPTG.

O CPTG (Certificado de Pureza Testada e Garantida) inclui testes:

• Teste organoléptico

• Teste microbiano

• Cromatografia em fase gasosa

• Espectrometria de massas

• Espectroscopia de infravermelho (FTIR)

• Teste de quiralidade

• Análise isotópica

• Teste de metais pesados

CURSO GRATUITO SOBRE

ÓLEOS ESSENCIAS E AROMATERAPIA

TENHA UMA EXPERIÊNCIA PERSONALIZADA

COM ÓLEOS PUROS E CERTIFICADOS

whatsapp.jpg
(11) 99957.1769