A aprendizagem depende diretamente da concentração, mas a falta de motivação também atrapalha.

Manter a concentração está cada vez mais difícil, porém é fundamental para todas as nossas atividades, principalmente no estudo. Veja como você pode contribuir rapidamente para que melhore sua concentração e motivação.

CONCENTRAÇÃO, MOTIVAÇÃO E ÓLEOS ESSENCIAIS

A capacidade de nos sentirmos concentrados e motivados é essencial para o sucesso, não importando o tipo de tarefa que você espere realizar. Quer seja você um aluno do  terceiro  ano tentando terminar um problema de matemática, um concurseiro estudando ou um homem de negócios tentando terminar um relatório, precisará encontrar concentração, inspiração e entusiasmo suficientes para realizar o trabalho. Não deveria causar surpresa que nosso humor e nossas emoções são fatores  muito importantes quando se trata de sentir-se concentrado e motivado. Na maioria dos casos, nossas emoções trabalham em nosso favor para ajudar-nos a realizar a tarefa em questão ou tornam-se um obstáculo em nosso caminho, nos atrapalhando. Diariamente experiências, decisões e fatores externos que podem influenciar nosso humor.
Nunca conseguimos escapar completamente ao impacto das emoções e nossas emoções exercem uma influência significativa em nosso humor, nosso senso de motivação, nosso comportamento e modo de pensar.
Experimentamos dezenas de emoções negativas e positivas em um único dia, e nossas respostas a essas emoções determinam nosso humor em geral – que, por sua vez, tem um papel muito importante em nossa capacidade de concentração e motivação.
Enquanto as emoções positivas e edificantes podem nos ajudar a ficar mais concentrados, motivados ou comprometidos com uma tarefa, as emoções negativas podem nos deixar desanimados, desinteressados ou confusos, limitando assim nossa capacidade de prosseguir.
bulbo_olfatório.jpg
É importante lembrar que algumas pessoas têm mais dificuldade de concentração e motivação que outras. Algumas tarefas podem ser difíceis para algumas pessoas, enquanto são fáceis para outras. Entre os métodos para promover a motivação e a concentração, o uso de óleos essenciais tem o potencial de criar um ambiente edificante, energizante ou calmante que pode nos impelir rumo à realização, com sucesso, de importantes tarefas diárias.
Como os aromas interagem com o cérebro para  provocar respostas? 
Embora a maneira pela qual o cérebro processa os aromas seja algo complexo, existe uma explicação simples sobre como um aroma específico pode provocar em nós uma resposta.
Quando algo emite um odor ou uma fragrância, moléculas da substância flutuam pelo ar e entram pelas narinas. Essas moléculas são captadas pelos receptores olfativos que existem no nariz e o aroma é então processado no sistema olfativo do cérebro. O sistema olfativo é a região do cérebro conhecida por controlar nosso sentido do olfato. Assim que os neurônios detectam o aroma, enviam sinais nervosos para o cérebro, que então pode identificar o odor. Os sinais nervosos transmitem informações do sistema olfativo para o sistema límbico, a parte do cérebro onde são armazenadas as emoções e as lembranças. O sistema límbico então cria uma resposta com base nas  lembranças ou emoções associadas com aquele aroma em particular.
SUGESTÕES DE USO
Veja qual a sua necessidade, seguem sugestões de aplicação dos óleos essenciais para motivação e concentração, experimente pois a diferença é muito significativa no seu desempenho: 

 
  • Óleo dōTERRA Balance™ no difusor para criar um ambiente calmo.
  • Óleo dōTERRA  Pimenta Preta, depois da soneca da tarde ou quando der aquela moleza no trabalho, aplique o óleo na sola dos pés para um aroma estimulante.
  • Óleo dōTERRA Citrus Bliss™ no difusor para ajudar a levantar o astral com propriedades energizantes e estimulantes.
  • Óleo dōTERRA Elevation™ , esfregue sobre o coração, as têmporas ou os punhos para elevar o humor e promover vitalidade.
  • Óleo dōTERRA de Manjericão no difusor para promover um senso de concentração ao estudar, ler ou realizar qualquer outra tarefa que exija clareza mental.
  • Óleo dōTERRA de Cardamomo no difusor para desfrutar de sentimentos de maior clareza mental.
  • Óleo dōTERRA de Coentro é calmante e relaxante quando usado aromaticamente e pode ajudar a reduzir os sentimentos de ansiedade e agitação.
  • Óleo dōTERRA de Sálvia Esclareia pode ajudar a criar um ambiente de calma, enquanto reduz os sentimentos de estresse e ansiedade.
  • Óleo dōTERRA de Bergamota tem propriedades calmantes e também estimulantes, pode ajudar a criar sentimentos de autoconfiança ou de calma e harmonia quando usado no difusor.
  • Óleo dōTERRA de Abeto de Douglas promove um humor positivo e um senso de concentração.
  • Óleo dōTERRA Toranja quando estiver tentando perder peso, para aumentar a motivação.
  • Óleo dōTERRA Limão Siciliano no difusor para que o aroma energizante e estimulante promova um humor positivo.
  • Óleo dōTERRA Limão no difusor pode ajudar a elevar o humor em dias difíceis ou que se arrastam.
  • Óleo dōTERRA Hortelã-pimenta no difusor para um novo ânimo revigorante, ou esfregue-o nas têmporas para uma injeção de energia.
  • Óleo dōTERRA Tangerina para aumentar a energia e elevar o humor, esfregue uma gota de óleo entre a palma das mãos e inale seu aroma lentamente.
  • Óleo dōTERRA Laranja Selvagem, antes de um dia muito estressante, coloque algumas gotas de óleo de no difusor para um aroma energizante e revitalizante.
  • Óleo dōTERRA Lavanda convida pensamentos positivos de auto-conscientização e usá-lo no difusor ajuda quando estamos tentando nos ater a uma tarefa.
  • Óleo dōTERRA Camomila Romana no difusor para suavizar sentimentos de raiva ou irritabilidade.
cptg doterra.png

Por que óleo dōTERRA?

A pureza de um óleo essencial é a sua característica mais importante.

O processo CPTG certifica-se de que não há enchimentos adicionados, ingredientes sintéticos ou contaminantes prejudiciais em seus óleos essenciais, o que poderia reduzir sua eficácia.

A dōTERRA é a única empresa no Brasil que tem o certificado CPTG.

O CPTG (Certificado de Pureza Testada e Garantida) inclui testes:

• Teste organoléptico

• Teste microbiano

• Cromatografia em fase gasosa

• Espectrometria de massas

• Espectroscopia de infravermelho (FTIR)

• Teste de quiralidade

• Análise isotópica

• Teste de metais pesados

SUGESTÕES DE USO

MIX PARA CONCENTRAÇÃO

Como cada óleo essencial tem um aroma único, pode ser útil combinar vários óleos essenciais em um difusor para criar um novo mix que oferecerá os benefícios estimulantes ou calmantes que cada óleo traz consigo. Para criar um mix de óleos essenciais que promoverão um ambiente que  facilite o foco e a concentração, combine algumas gotas de óleos essenciais de propriedades calmantes ou estimulantes. Aqui estão algumas ideias para o difusor que promoverão um ambiente propício à concentração:

Manjericão (1 gota)
Lavanda (1 gota)
ou
Hortelã-Pimenta (3 gotas)
dōTERRA Balance™ (2 gotas)
 
ou
Lavanda (2 gotas)
Bergamota (2 gotas)
Limão Siciliano (1 gota)
ou
Hortelã-Pimenta (1 gota)
Manjericão (1 gota)
MIX PARA MOTIVAÇÃO

Quer esteja você enfrentando o desânimo da segunda-feira, precise desesperadamente terminar um trabalho ou esteja apenas tendo dificuldade para se motivar, usar um mix de óleos essenciais no difusor que sejam 
estimulantes e energizantes pode ser exatamente aquilo que você precisa. Experimente alguns destes mixes para o difusor quando quiser criar um ambiente motivador:

Pimenta Preta (1 gota)
Olíbano (2 gotas)
Bergamota (1 gota)
Abeto de Douglas (1 gota)
ou
dōTERRA Elevation™ (1 gota)
Limão (2 gotas)
ou
Toranja (3 gotas)
Limão (2 gotas)
Abeto de Douglas (1 gota)
ou
Citrus Bliss™ (1 gota)
 
MOTIVAÇÃO MATINAL
• Ligue seu difusor de óleos essenciais de manhã (com óleos essenciais energizantes) e permita que o aroma eleve seu humor e promova sentimentos energizantes ao se preparar para o dia. 
• Coloque uma gota de Hortelã-pimenta na língua antes de sair de casa de manhã 
para ajudá-lo(a) a se sentir alerta e desperto(a) (e também para refrescar o hálito). 
• Esfregue as têmporas de manhã com um óleo essencial cítrico ou mentolado 
quando tiver dificuldade de se sentir animado(a) ou empolgado(a) para passar o dia.
TARDES LETÁRGICAS
• Coloque óleos essenciais revigorantes como Laranja Selvagem ou Abeto de 
Douglas na palma das mãos, esfregue-as e inale lentamente quando precisar de um estímulo à tarde.
• Faça a difusão de óleos essenciais estimulantes e energizantes como o dōTERRA 
Elevation™ ou o óleo de Limão em sua mesa para despertar os sentidos durante as longas horas de trabalho da tarde. 
• Quando estiver se preparando para atacar uma longa lista de tarefas mas já estiver se sentindo extenuado(a) devido a uma manhã atarefada, coloque um pouquinho de óleo estimulante como Bergamota ou Tangerina nos pulsos para 
levar o aroma consigo enquanto realiza as tarefas.